Lar Moda Um milhão de sorrisos. Ronaldinho encerrou oficialmente sua carreira e nos causou a mais nostálgica das nostalgias

Publicidade

Um milhão de sorrisos. Ronaldinho encerrou oficialmente sua carreira e nos causou a mais nostálgica das nostalgias

Em 1991, Ronaldinho, com 13 anos de idade, marcou 23 gols pelo Belo Horizonte (a partida terminou com o placar de 23 a 0). Foi nessa época que o jovem jogador de futebol apareceu pela primeira vez nas páginas dos jornais.

Ronaldinho se apresentou pela primeira vez em nível internacional em 2002, na Copa do Mundo do Japão e da Coreia. O principal herói daquele torneio foi outro brasileiro, Ronaldo. No entanto, o jovem Dinho deixou o mundo inteiro boquiaberto, marcando um gol de 35 metros contra a Inglaterra.

Em 2001, Ronaldinho quase foi parar no Arsenal, mas não conseguiu obter uma permissão de trabalho. Mirren” e do ‘Leeds United’, da Escócia. Como resultado, o jogador se mudou para Paris, assinando um contrato de cinco anos com o PSG. Como se costuma dizer, quando ainda não era popular.

Inicialmente, o Barcelona queria comprar Beckham em vez de Ronaldinho. No entanto, como David preferia o Real Madrid, o plano de Joan Laporta fracassou. Os bluegranates então se concentraram na aquisição de Ronaldinho. Em sua temporada de estreia, o brasileiro foi reconhecido como o melhor jogador estrangeiro da Espanha e o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA. O jogador terminou em 3º lugar na disputa pela Bola de Ouro, logo à frente de Shevchenko e Deka.

Em 19 de novembro de 2005, Ronaldinho marcou dois gols para o Real Madrid no El Classico. O mágico teve uma atuação tão inspirada que foi aplaudido de pé pelos intransigentes torcedores do time no Santiago Bernabeu. Naquela mesma temporada, Ronaldinho levou o Barcelona ao título da Primeira Divisão e à vitória na Liga dos Campeões.

Ronaldinho surpreende Casillas naquela mesma partida
No outono de 2007, de acordo com várias fontes, o valor da transferência de Ronaldinho era superior a 100 milhões de euros. Em comparação, a transferência mais cara na época foi a de Zinedine Zidane da Juventus para o Real Madrid, em 2001, por 75 milhões de euros.

Muito antes de Messi e Ronaldo, as principais estrelas do El Clasico eram assim Ronaldinho ajudou um garoto reservado chamado Leo Messi a se estabelecer no time principal. Messi disse mais tarde que Frank Rijkaard era “como um pai” para ele e Ronaldinho “como um irmão mais velho”. O jovem argentino comemorou seu gol de estreia pulando nos ombros de seu amigo sorridente.

Foto histórica para o Barcelona. Messi marca seu primeiro gol após um passe de Ronaldinho.
Na última temporada pelo Barcelona, o relacionamento de Ronaldinho com Frank Rijkard se deteriorou. Além disso, o jogador de futebol foi atormentado por lesões durante toda a temporada. O famoso jornalista catalão Guillem Balague escreveu que Rijkard finalmente perdeu o controle da equipe, e um grupo de jogadores liderado por Ronaldinho passou a frequentar mais as boates do que os treinos. “Ronaldinho precisa de um novo desafio” – com essas palavras, Joan Laporta deixou o brasileiro ir para o Milan.

O período de Ronaldinho no Milan foi cheio de altos e baixos. Na última temporada do brasileiro na Itália, Massimiliano Allegri foi nomeado técnico da equipe. Ronaldinho finalmente perdeu seu lugar na base e decidiu voltar para sua terra natal. Em janeiro de 2011, o craque brasileiro tornou-se jogador do Flamengo. Assim, terminou para sempre o glorioso período de atuações do brasileiro na Europa.
Ronaldinho ganhou tudo. Ganhou o Campeonato Espanhol (2), ganhou a Liga dos Campeões, ganhou o Campeonato Italiano, ganhou a Copa Libertadores, ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e, finalmente, o ouro da Copa do Mundo. Ronaldinho também ganhou a Bola de Ouro, foi eleito o melhor jogador do ano pela FIFA (duas vezes) e é o maior artilheiro da história da Copa das Confederações.

Companheiro de clube de Lionel Messi, companheiro de seleção de Neymar, um ídolo para ambos

No final de sua carreira, Ronaldinho Gaúcho mudou de vários clubes no Brasil e jogou no México. Desde 2015, o jogador de futebol não atua em nível profissional. Basicamente, o jogador participou de jogos beneficentes e, vez após vez, surpreendeu os fãs com fintas inimagináveis. Em 2017, Ronaldinho se tornou embaixador do Barcelona e, um ano depois (aos 37 anos), anunciou oficialmente o fim de sua carreira.

Você pode gostar

Publicidade